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terça-feira, junho 10, 2008

Prevenção de incêndios relacionados com housekeeping

A manutenção de uma fábrica sempre limpa e arrumada pode significar excelente oportunidade de redução de custo, tais como;
■reduzir perdas de patrimônio (incêndio)
■evitar interrupções onerosas na empresa (acidentes de trabalho, princípio de incêndio)
■auxilia a manter a participação no mercado (caso haja incêndio, a empresa poderá perder a participação no mercado devido à interrupção da produção).
■o aproveitamento eficiente do espaço torna fácil a identificação visual da ocorrência de qualquer anormalidade durante o processo
■limpeza e arrumação são produtividade quando os pisos da fábrica, os equipamentos são mantidos rigorosamente limpos, mesmo em áreas de difícil conservação de limpeza e tradicionalmente aceita como sujas.
■limpeza e arrumação são produtividade quando existe um programa regular de revisão e pintura de máquinas ou instalação fabris. Isto possibilita a identificação de vazamento de água, ar comprimido, óleo e vapor, gerando uma atitude participativa do pessoal de produção em relação a cuidados com manutenção do seu equipamento.

Como iniciar um programa permanente de limpeza e arrumação?
Os principais tópicos seriam;
1-Tenha só o necessário, na quantidade certa.
Cada pessoa deve saber diferenciar o útil do inútil. Só o que tem utilidade certa deve estr disponível. Eliminando-se o que não é útil, você pode concentrar apenas no que é útil.
Vantagens;
■ reduz a necessidade de espaço, estoque, gastos com sistema de armazenagem, transporte, reduzindo também o potencial de incêndio no local.
■ facilita o transporte interno, arranjo físico, o controle de produção, a execução do trabalho no tempo previsto.

Como praticar?
Quantifique e avalie o que está sendo descartado, respondendo;
■ O que deve ser jogado fora?
■ Aquela mercadoria quanto tempo está parado no local, apenas acumulando poeira e espaço?
■ O que pode ser útil por outro setor?
■ O que deve ser consertado?
■ O que pode ser vendido?

2-Coleta regular e sistemática de lixo
O programa deve ser compatível com a velocidade de produção de lixo (cavaco produzido por máquinas, resíduos industriais, etc).
Para cada tipo de atividade ou processo, a empresa deverá analisar que tipo de equipamento a ser adotado, tais como;
■ em caso de cavaco poderá ser varrido ou removido por uma pá ou ser coletado em recipiente e posteriormente retirado do local.
■ pó, vapor, deverá requerer equipamentos de coleta de pó ou de vapor.
■ resíduos industriais, deverá requerer equipamento de tratamento e coleta de resíduos industriais, que posteriormente deverá ser removido para áreas apropriadas (aterro industrial).

3-Varrer e limpar pisos e superfícies
Evite acúmulo de depósitos, como vazamento oleosos ou gordurosos de líquidos inflamáveis ou combustíveis, metais combustíveis, sujeira e poeira. A limpeza permanente do piso e superfície na fábrica gera no funcionário a conscientização que é possível conservar o seu posto de trabalho limpo e arrumado.

4-Arrumação e manuseio de material
■ Há alguma substância, produto, mercadoria, combustível ou inflamável onde não deveria estar ou obstruindo áreas de circulação ou colocando em risco operações ou prédios ou equipamentos?
■ Mantenha as áreas de circulação sem combustíveis ou outros tipos de produtos e com livre acesso.
■ Cuidado com a estocagem de produtos sob escada (área de circulação) que em caso de incêndio, poderá impedir a evacuação de pessoal.
■ É comum em áreas de estocagem, o acúmulo de outros materiais (inflamável, combustível, produtos químicos, etc) aumentando os riscos, que em caso de incêndio poderá provocar decomposição de substâncias tóxicas, dificultando o combate ao incêndio ou explosão.

Durante o pico de produção, a empresa utiliza-se qualquer espaço disponível para armazenagem, tais como;
■ áreas do posto de trabalho
■ mezanino
■ sob escadaria
■ aumentar a altura de armazenagem, ultrapassando as luminárias ou próximas a elas;
provocando os seguintes problemas;
■ falta de área de circulação com livre acesso
■ aumenta o potencial de incêndio na área, esquecendo que o sistema de incêndio foi projetado não levando em consideração esses problemas, além disso, não respeitando as normas de segurança.

Devemos lembrar que o incêndio pode ocorrer a qualquer momento, apenas coincidindo ou aglutinando os fatores propícios (concentração elevada de produtos e uma chama) e o processo de encadeamento do fogo inicia-se.

5-Manutenção regular de equipamentos
A limpeza permanente do equipamento possibilita a identificação de quaisquer vazamentos que poderá gerar um princípio de incêndio ou acidente pessoal.

6-Sistema formal de notificação e informação
Procedimentos formais de notificação e informação ajudam assegurar conformidade às exigências de prevenção de perdas relacionadas com limpeza e arrumação e a identificar as áreas que necessitam de melhorias. Os funcionários devem ter um canal de comunicação definido, pelo qual eles possam relatar problemas e riscos potenciais. Esse canal não deve simplesmente existir, mas os funcionários devem ter conhecimento dele e saber como usá-lo.

7-Política da empresa
Um programa de limpeza e arrumação para ser eficaz tem que se desenvolvido de forma permanente estabelecendo novas metas, à medida que as anteriores forem atingidas. Entretanto, o programa deverá contar com total apoio da diretoria, pois ele é à base da produtividade e qualidade. A essência desse programa é que a empresa desenvolve uma nova cultura, eliminando os desperdícios que oneram os custos da empresa.

Fontes: Factory Mutual Engineering Corporation e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)

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posted by ACCA@9:48 AM