Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

quinta-feira, abril 09, 2009

No trânsito, enviar mensagens é mais perigoso do que dirigir bêbado

Enviar mensagens de texto do celular enquanto se dirige um carro é mais perigoso do que dirigir bêbado ou sob influência de drogas, afirma uma pesquisa do Laboratório Britânico de Pesquisa em Transportes (TRL).

A pesquisa, conduzida por especialistas da RAC Foundation, que trabalha com segurança dos motoristas, em parceria com o Laboratório de Pesquisas do Trânsito (TRL, na sigla em inglês), selecionou 17 pessoas de entre 18 e 24 anos. Os pesquisadores usaram simuladores de direção no trânsito para avaliar o impacto que escrever ou ler torpedos exerce no modo como os motoristas dirigem.

Segundo os resultados;
■ as reações dos motoristas foram 35% mais lentas quando dirigiam enquanto escreviam ou liam mensagens de texto pelo celular.
■ a capacidade de controle no volante foi prejudicada em 91% e
■ a habilidade em manter a distância com relação aos outros carros também caiu.
Segundo os pesquisadores, em situações reais de trânsito, esses efeitos aumentariam de forma significativa o risco de acidentes.

Distração enquanto trocam mensagens
"Quando trocam mensagens, os motoristas distraem-se ao tirar a mão do volante para usar o celular, ao tentar ler textos pequenos no visor do celular e ao pensar em como escreverão suas mensagens", diz Nick Reed, pesquisador do TRL.
Ele explica ainda que "essa combinação de fatores resulta em uma diminuição na capacidade de reação e de controle do veículo que colocam o motorista em um risco maior do que se estivesse consumido álcool no limite legal para direção."

Pior que o álcool
O tempo de reação das pessoas enviando mensagens por celular enquanto dirigem cai 35 por cento. O impacto das mensagens nos motoristas é maior do que o provocado por drogas ou álcool. Resultados de pesquisas anteriores haviam demonstrado que as reações ficavam cerca de 21% mais lentas entre motoristas que dirigiam sob o efeito da maconha e 12% mais lentas entre os motoristas que haviam bebido além do limite considerado legal na Grã-Bretanha.
Os participantes deste estudo foram quase unânimes indicando que a direção alcoolizada seria a ação mais perigosa na estrada, afirmou Stephen Glaister diretor da RAC. Ele afirmou que a pesquisa mostrou claramente que o motorista que está digitando é prejudicado significativamente mais do que aquele dentro do limite legal de álcool.

Digitar texto é perigoso
Uma conclusão a que pesquisadores chegaram sobre por que digitar um texto é tão perigoso é o tempo que demora para digitar uma mensagem dirigindo.
O TRL afirmou que digitar uma mensagem no volante demora 63 segundos;
■ tempo que o carro leva para percorrer 0,8 km na velocidade de 45 km/h, no centro de uma cidade e,
■ acima de 1,6 km nos limites de velocidade de 90 km/h de uma rodovia.

Alerta, quase 50% dos motoristas trocam mensagens
Os pesquisadores da RAC Foundation decidiram avaliar o impacto das mensagens na direção depois que um estudo realizado no início do ano revelou que a prática do envio e leitura de mensagens no volante é comum entre os motoristas britânicos. A pesquisa realizada pela TRL no início do ano com cerca de 3 mil motoristas, revelou que 48% assumiram que enviam e recebem mensagens enquanto dirigem.
Depois de avaliar o impacto das mensagens na direção, os pesquisadores pedem investimento urgente do governo em uma campanha para educação no trânsito direcionada a alertar os motoristas sobre os riscos de enviar ou ler mensagens na direção.
"Nenhum motorista responsável bebe e dirige. Precisamos garantir que os motoristas acostumados em enviar e ler mensagens entende que essa prática é uma das mais perigosas que alguém pode realizar enquanto dirige um automóvel", afirmou Stephen Glaister.

Fonte: UOL – 18 de setembro de 2008 e Yhaoo News - 18 Set 2008

Comentário:
Porque as pessoas precisam de celulares colados em seus rostos a todo momento?
O celular transformou-se na tornozeleira ou pulseira eletrônica em que o preso é monitorado via satélite, para a maioria das pessoas. Em lugares mais incríveis você encontra alguém conversando no celular. Transferindo essa diversão de conversação para locais onde exigem concentração, atenção, processamento de informações pelo cérebro, resulta na distração, falta de concentração, desatenção, análise dispersa de informações, etc. provocando acidentes para quem está dirigindo, ou executando um serviço que requer concentração. O celular transformou-se na epidemia eletrônica atual.

As colisões de automóveis são os principais assassinos dos adolescentes nos Estados Unidos. De acordo com Agência Federal de Segurança de Trafego em Rodovia (NHTSA), os dados mostram que, cada ano, em média:
■ Mais de 300.000 adolescentes são vitimas de colisões de carros
■ Cerca de 8.000 adolescentes estão envolvidos em colisões fatais
■ Mais de 3.500 adolescentes são mortos

Pesquisa da Agência também mostra que motoristas adolescentes estão envolvidos em mais de cinco vezes em colisões fatais do que adultos. Os motoristas jovens estão mais propensos a correr, não respeitar sinais de trânsito, fazer conversões proibidas, e morrer em veículos utilitários esportivos.

Dirigir conversando no celular ou enviando mensagens causam a cada ano nos Estados Unidos;
■ 2.600 mortes e
■ 330.000 ferimentos.

Vídeo
Mostra as distrações que o celular pode causar ao motorista


Vídeo
Distração do pedestre com o celular

Marcadores: ,

posted by ACCA@5:52 PM