Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, julho 11, 2009

Trabalhadores morrem asfixiados com gás de aquecedor

Três homens morreram na madrugada de quarta-feira, 8 de julho de 2009, no alojamento de um espaço de eventos, em Campos do Jordão, na região serrana, no Estado de São Paulo, aparentemente asfixiados pelo vazamento de gás de um aquecedor.

De acordo com a Polícia Militar, na manhã de quarta-feira, uma funcionária encontrou os trabalhadores já mortos em uma das duas casas usadas como alojamento para quem trabalha no espaço de eventos. Eles trabalhavam na instalação do local, de responsabilidade da WDB Group.

Emergência
Eles chegaram a ser levados por uma unidade de resgate para um hospital, mas já chegaram mortos no local.

Foto: Modelo de aquecedor a gás para em ambiente externo que foi usado pelos trabalhadores no alojamento. Eles retiraram um aquecedor portátil usado na área de eventos para aquecimento.

Aquecedor inadequado no quarto
De acordo com a Polícia Militar, os trabalhadores levaram um aquecedor portátil para o quarto quando foram dormir. Às 10h, eles foram encontrados inconscientes, mas chegaram mortos ao pronto socorro. O aquecedor era próprio para ser usado em ambientes abertos. Em um local fechado, como é o alojamento em que os três rapazes estavam, todo o oxigênio do local foi consumido em pouco tempo.
O local onde ocorreu o acidente funciona somente durante a temporada de inverno, onde acontecem eventos variados, de shows a oficinas de arte.
Fonte: Folha Online - 08 de junho de 2009

Comentário
A exposição a monóxido de carbono (MC) pode provocar perda de consciência e morte. Os sintomas mais comuns de envenenamento por MC são dores de cabeça, vertigens, fraqueza, náuseas, vômitos, dores torácicas e confusão. As pessoas que se encontrem dormindo ou tenham ingerido álcool podem morrer de envenenamento por MC antes de sentir os sintomas. Sugestões importantes
■ Nunca utilize forno a gás ou forno para aquecer uma casa.
■ Nunca utilize fogão a carvão, ou fogão ou aquecedor portáteis no interior da casa.
■ Nunca utilize um gerador ou qualquer motor que funcione a gasolina na garagem ou em estrutura fechada, mesmo que as portas e janelas estejam abertas, a não ser que o equipamento tenha sido instalado e o respectivo respiradouro colocado por profissionais. Mantenha os respiradouros e tubos livres de detritos, principalmente.
■ Nunca utilize um veículo motorizado, gerador, ou qualquer motor que funcione a gasolina próximo de uma janela ou porta aberta onde a fumaça poderá penetrar Fonte: Center Disease Control and Prevention

Morte doce
A morte por inalação de monóxido de carbono é conhecido como a "morte doce", produz-se sem que os afetados "se dêem conta do perigo" ao cair em "estado de estupor". Trata-se de uma morte muito doce que não dá sensação de aperto nem de asfixia e a maioria dos casos as vítimas não percebe do que está acontecendo e ocorrendo a inalação, provoca paralisia nas pernas, que impede a saída do local para procurar ajuda. A "morte doce" pode ocorrer enquanto as pessoas dormem e, portanto, morrem sem acordar Os perigos dos vazamentos em espaços fechados e sem ventilação e, muito especialmente, nos banheiros. Neste sentido se há uma instalação de calefação a gás no banheiro, a chama que produz a combustão pode apagar-se devido ao vapor d'água, mas o gás segue saindo.

Primeiros Socorros
Remova a vítima imediatamente para um lugar descontaminado. Se ela estiver respirando, administre oxigênio pelo melhor método disponível (uma máscara de oxigênio seria o melhor). Se a respiração estiver fraca ou tiver parado, comece a fazer respiração artificial imediatamente e administre oxigênio simultaneamente (se for possível), mas não espere um médico ser encontrado para começar a respiração artificial.

Afinidade do monóxido de carbono com hemoglobina
A hemoglobina é uma substância localizada dentro dos glóbulos vermelhos do sangue e que transporta oxigênio e dióxido de carbono entre os pulmões e os tecidos corporais. Quanto certas substâncias químicas ou medicamentos são introduzidos na corrente sangüínea, eles podem alterar a hemoglobina e impedir sua função de meio de transporte entre os pulmões e os tecidos do corpo.
A carboxihemoglobina é a combinação de hemoglobina e monóxido de carbono, que tem muito mais afinidade por ela que o oxigênio (210 vezes mais). Grandes quantidades de monóxido de carbono no sangue resultam em envenenamento, ou seja, excesso de carboxihemoglobina no sangue, impedindo a transferência de oxigênio e tomando seu lugar nos glóbulos vermelhos.

Efeitos no organismo
A concentração de gás, o tempo de exposição, a intensidade da atividade física e a própria sensibilidade do indivíduo vão determinar a porcentagem de conversão de hemoglobina em carboxi-hemoglobina. Os efeitos produzidos dependem do grau e da duração da saturação do sangue com o monóxido de carbono. Os sintomas causados pela quantidade de carboxi-hemoglobina no sangue são dados na tabela ao lado.







Vídeo:
Mostra que nos USA morrem anualmente 500 pessoas devido a inalação de monóxido de carbono e cerca de 20.000 pessoas entram no setor de emergência para tratamento.

Marcadores: ,

posted by ACCA@5:16 PM