Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

sábado, agosto 01, 2009

Tambor de solvente explode em construção em Maringá

Dois trabalhadores que trabalhavam em um canteiro de obras na Rua São João, na Vila Santo Antônio, em Maringá, ficaram feridos ao tentar abrir um tambor. O acidente aconteceu por volta das 8 horas de quinta-feira, 30 de julho de 2009.
Uso de lixadeira para cortar o tambor
Segundo o Corpo de Bombeiros, os trabalhadores utilizaram uma lixadeira para abrir o tambor de 200 litros, que apesar de vazio continha resíduos de combustível e a faísca produzida pelo corte do metal provocou a explosão.

Vitimas:
Uma das vítimas, Igor , 58 anos, teve fratura no braço e na perna direita e trauma no abdome. Ele foi encaminhado em estado grave para a Santa Casa de Maringá e submetido a uma cirurgia. O outro ferido é Alexandre, 22 anos, que teve ferimentos leves. Ele sofreu queimaduras na perna esquerda e também foi levado para a Santa Casa. Um dos trabalhadores feridos foi arremessado a cinco metros de distância com a explosão. Outras duas pessoas que estavam no canteiro de obras no momento do acidente, não se machucaram.

Forte explosão
Segundo os vizinhos, a explosão foi tão forte que acionou os alarmes dos carros que estavam estacionados nas proximidades.

Fonte: Diário de Maringá - 30 de julho de 2009

Comentário:
Os dois trabalhadores tiveram sorte.
Na realidade não existe programa de segurança direcionado ao trabalhador que constrói uma casa ou faz a algum tipo de serviço por empreitada. O trabalhador autônomo ou uma pequena empresa não tem noção nenhuma dos riscos existentes numa obra ou serviço. O governo tem a política de segurança direcionada para um terço das empresas constituídas formalmente no mercado e grande parte não implementa no dia a dia as medidas necessárias para proteger o trabalhador. O restante dois terço estão marginalizados quanto à política de segurança. Não existem programas simples, objetivos, com linguagem simples para o entendimento do trabalhador. As entidades de classes e governo poderiam utilizar ferramentas simples tais como;
■ Televisão - Programas de educação, inserir programas de segurança do trabalho
■ Rádio que tem alcance muito grande no interior do país, propagandas e alertas de segurança quanto a manuseio de produtos e ferramentas.
■ Utilizar o comércio de materiais de construção para entregar pequenos folhetos informativos de segurança, por exemplo, informativo de dialogo de segurança (DDS).
Enquanto não tiver a integração da política de segurança do governo envolvendo as entidades de classe, trabalhador e sociedade para divulgar a segurança dificilmente o índice de acidente reduzirá e consequentemente o investimento que poderia ser direcionado para outras áreas do governo será canalizado para previdência social para atendimento dessa parcela de acidentes cada vez maior, tais como; hospitais públicos, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, reabilitação profissional. O acidente de trabalho no Brasil é uma bola de neve.

Um ponto a ser lembrado quando limpar um tambor contendo líquido inflamável é que, embora você ache que tirou todo líquido, está isento de perigo? Não. O tambor nunca é esvaziado porque o vapor permanece depois de ter retirado todo o líquido. Este vapor se mistura com o ar dentro do tambor e enche o espaço vazio. Esta mistura de vapor e ar algumas vezes produz explosões. Você tem apenas de se lembrar que qualquer tambor usado para estocar líquido inflamável - gasolina, óleo, diesel, álcool, solventes e assim por diante - é uma bomba armada, apenas esperando que você cometa um erro se manuseá-lo incorretamente.

No tambor vazio ou quase-vazio, o vapor residual de uma pequena quantidade de líquido é suficiente para preencher o tambor com uma mistura explosiva de ar e de vapores inflamáveis. Conseqüentemente, os tambores quase-vazios podem ser significativamente muito mais perigosos do que os tambores que estão cheios. Em geral o trabalhador supõe que o risco de um tambor quase-vazio é inferior do que um tambor cheio.
Porque o risco real “está oculto”, é essencial que os tambores de líquidos inflamáveis advertem com “destaque” o alto risco de explosão de um tambor parcialmente vazio.

Os avisos adicionais em relação ao corte ou soldagem são necessários, assim como instruções para evitar todas as fontes de ignição e manter o tambor fechado completamente. Quanto ao treinamento de empregado sobre os riscos de tambores quase-vazios podem ser úteis, todos os tambores usados, frequentemente, podem encontrar-se em mãos de empregados não treinados ou de terceiros.

Isto reforça a necessidade para etiquetagem adequada e chamativa, isso vai além dos avisos usuais para líquido inflamável. Em geral, a pessoa leiga não treinada acredita intuitivamente que menos liquido inflamável significa menos risco, quando o oposto é verdadeiro.

Este caso envolve as seguintes normas e recomendações;
■ Comunicação de Riscos
■ Norma de líquidos inflamáveis
■ Fatores humanos – treinamento
■ Manual de Produtos Químicos
■ Etiqueta de aviso de perigo

Finalidade da Comunicação de Riscos
■ Identificação dos riscos
■ Procedimentos de segurança para trabalhar com produtos químicos
■ Procedimentos de comunicação de riscos
■ A Importância das Etiquetas de Identificação /Etiqueta de alerta
■ Equipamentos de Proteção Individual
■ Reação a uma Emergência
■ Riscos Químicos e Como Controlá-los
■ FISPQ – Manual de Produtos Químicos
Fonte: Chemmax Inc.

Procedimento correto para limpeza de um tambor que continha líquidos inflamáveis:
■ Remova todas as fontes de ignição ou calor da área em que for abrir tambores velhos. Isto inclui interruptores e lâmpadas elétricas desprotegidas. Se as fontes não puderem se removidas, faça o trabalho numa área onde não estejam presentes. Use somente lâmpadas de extensão a prova de explosão;
■ Use vestuário de segurança requerido. Isto inclui botas de borracha, avental, luvas de borracha;
■ Retire os tampões com uma chave de boca longa e deixe o resíduo do líquido drenar totalmente;
■ Use uma lâmpada à prova de explosão para inspecionar o interior do tambor quanto à presença de trapos, ou outros materiais que possam impedir a drenagem total;
■ Drene o tambor durante mais cinco minutos. Isto deve ser feito colocando o tambor numa prateleira de cabeça para baixo apoiado em algum suporte. Deixe-o drenar, certificando-se de que o tampão fica na parte mais baixa. Aplique vapor durante 10 minutos;
■ Coloque uma solução cáustica e gire o tambor por 5 minutos. Martele o tambor nas laterais com uma marreta de madeira para soltar as escamações;
■ Lave o tambor com água quente, deixando toda a água drenar pelo tampão;
■ Seque o tambor com vapor quente;
■ Após secá-lo, inspecione-o cuidadosamente para certificar-se de que esteja limpo, usando uma lâmpada á prova de explosão. Se não estiver, lave-o novamente a vapor. Faça sempre um novo teste antes de começar qualquer soldagem no tambor, mesmo se ele foi limpo e testado anteriormente. Fonte: DDS Online

Marcadores: ,

posted by ACCA@11:24 AM