Zona de Risco

Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

segunda-feira, outubro 24, 2016

Motorista atropela 7 pessoas no Templo de Salomão em SP

Uma mulher, que chegava de carro, um Sandero prata, para participar do culto do Templo de Salomão, da Igreja Universal, no Brás, região central de São Paulo, por volta das 18h, na tarde de domingo (16) perdeu o controle da direção do veículo que manobrava no estacionamento e avançou contra os fiéis que esperavam para entrar no templo.

VÍTIMAS  
Duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas. A policial militar reformada Iraci Fabri e Rosimeire Gunter chegaram a ser levadas para o Hospital das Clínicas, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Os outros feridos foram encaminhados para hospitais das Clínicas, Tatuapé, Vila Alpina e Ipiranga.
Em nota, a Igreja Universal informou que sete pessoas foram atropeladas e que imediatamente acionou apoio médico aos feridos. Ao menos 11 equipes dos bombeiros foram ao local para prestar socorro aos feridos.

POLÍCIA E INDICIAMENTO
O caso foi registrado no 8º DP (Brás) onde a motorista, identificada apenas como Dilza, afirmou à polícia que o carro, que funciona com câmbio automático, sofreu uma pane. Segundo ela, o veículo deu um tranco e acelerou sozinho.
O juiz Paulo de Abreu Lorenzino estipulou fiança de R$ 20 mil a Dilza Maria Chianca, que foi presa em flagrante após causar um atropelamento no estacionamento.
A motorista foi indiciada por lesão corporal culposa e homicídio culposo (quando não há intenção) e poderá responder em liberdade.
Além da fiança, ela fica proibida de deixar a cidade por período superior a um mês sem autorização prévia, terá de cumprir recolhimento noturno, das 23h30 às 6h, e teve sua carteira de motorista suspensa por tempo indeterminado.

TEMPLO DE SALOMÃO
Localizado no Brás (região central), o Templo de Salomão, com 75.948 metros quadrados, é o maior da cidade. Tem área construída 13 vezes maior que a da Catedral da Sé (5.700 metros quadrados).
A edificação é capaz de receber até 10 mil pessoas sentadas e, segundo a Universal, custou R$ 680 milhões. A arquitetura tenta reproduzir o que teria sido o templo bíblico de mesmo nome.
Fonte: Folha de São Paulo - 17/10/2016 

Comentário:
Dirigir um carro automático parece algo complicado e tem sido cada vez mais comum acidentes envolvendo esses veículos.
Segundo Roberto Manzini, fundador e diretor do Centro de Pilotagem Roberto Manzini, pela prática em carros manuais, os acidentes geralmente ocorrem porque, como os carros automáticos não possuem embreagem, os condutores acabam se confundindo com os pedais. “Isso é muito comum. E os riscos podem ser o descontrole do veículo, acarretando em acidentes”.


Marcadores: ,

posted by ACCA@8:00 AM

0 comments

terça-feira, outubro 18, 2016

Acidente com extintor em campo de treinamento

RECOMENDAÇÕES
Normas técnicas necessárias à consulta
■ABNT NBR 10721 - Extintores com carga de pó.
■ABNT NBR 12693 - Sistemas de proteção por extintores de incêndio.
■ABNT NBR 12962 - Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.
■ABNT NBR 5770 - Determinação do grau de enferrujamento de superfícies pintadas.
■ABNT NBR 13485 - Manutenção de terceiro nível (vistoria) em extintores de incêndio.
■ABNT NBR 15.808 - Especificações para os extintores de incêndio portáteis
■ABNT NBR 15808 - Extintores de incêndio portáteis.
Norma do Corpo de Bombeiros - Sistema de proteção por extintores de incêndio

INSPECIONAR VISUALMENTE OS EXTINTORES, PELO MENOS MENSALMENTE, PROCURANDO DETECTAR:
■Lacre de inviolabilidade rompido;
■Quadro de instruções (rótulo) ilegível ou inexistente;
■Inexistência ou dano de componentes, peças e acessórios;
■Indicador de pressão (manômetro):
■Sobre pressurizado - pressão acima da faixa verde
■Sub pressurizado - pressão abaixo da faixa verde
■Data do último ensaio hidrostático igual ou superior a 5 (cinco) anos.
■Danos mecânicos, térmicos ou corrosão.
Nota: Quando um dos eventos for verificado, aplicar a manutenção prevista na Norma ABNT NBR 12962.

CONSERVAÇÃO/MANUTENÇÃO
■Deverá permanecer ao abrigo da chuva, umidade, vibração.
■No local de instalação deve estar  ao abrigo da chuva, exposição direta dos raios solares, afastados de fontes de calor (fornos, estufas e similares). A temperatura de exposição deve estar compreendida entre –10°C e 50°C. O local da instalação deve estar afastado de vibrações incomuns (prensas excêntricas, de fricção, guilhotinas e outros equipamentos que causem vibrações similares).
■Não é aconselhável instalar os extintores em ambientes com atmosfera corrosiva, contudo, se não puder ser evitado, deve ser protegido com pintura, tratamento ou adequação de componentes próprios para o meio (consultar o fabricante)
Sugestão: Visando minimizar essa ação corrosiva, sugerimos a utilização de uma capa protetora de material resistente ao elemento químico existente no ambiente.

Obs: A inobservância da precaução acima poderá causar a corrosão do recipiente e nos  componentes do extintor, podendo em muitos casos impedir o seu funcionamento. Grau de corrosão acentuado abrevia o seu tempo de utilização, e por ser um vaso de pressão, poderá apresentar vazamento, e em casos extremos chegar até a ruptura/explosão.

Marcadores: ,

posted by ACCA@8:00 AM

0 comments

terça-feira, outubro 11, 2016

Nove em cada dez pessoas respiram ar poluído, diz OMS

Um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde revela que 92% da população mundial vive em áreas onde a qualidade do ar excede os limites estabelecidos pela entidade.
Segundo a OMS, uma em cada nove mortes no mundo está relacionada ao ar excessivamente poluído em ambientes fechados ou abertos – o que contribui para derrames, problemas cardiovasculares e câncer de pulmão, entre outras doenças.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
A poluição atmosférica é responsável por cerca de 3 milhões de mortes por ano. "E a poluição em ambientes fechados pode ser tão mortal quanto", diz a OMS em comunicado. Em 2012, estima-se que 6,5 milhões de mortes (11,6% do total de mortes no mundo) tenham sido associadas aos dois tipos de poluição.

PARTÍCULAS FINAS
O nível de partículas finas – com diâmetro menor que 2,5 micrometros – considerado aceitável pela OMS é de 10 microgramas por metro cúbico. Essas partículas incluem poluentes como sulfato, nitratos e carbono.

ALERTA PARA PAÍSES POBRES
O novo modelo de qualidade de ar desenvolvido pela OMS em parceria com a Universidade de Bath, no Reino Unido, foi feito com base em dados de satélites e estações de monitoramento em solo em mais de 3 mil localidades, tanto rurais quanto urbanas.
Quase 90% das mortes relacionadas à poluição do ar ocorrem em países de baixa e média renda, e dois terços, em regiões do Sudeste Asiático e do oeste do Pacífico. O Turcomenistão tem a taxa mais alta de mortes per capita devido à poluição atmosférica, segundo a classificação da OMS, seguido por Tajiquistão, Uzbequistão, Afeganistão, Egito e China.

QUALIDADE DE AR
"Há duas coisas acontecendo. Uma é que os países ricos estão ficando melhores em termos de elevar a qualidade do ar. A outra é que os países mais pobres estão ficando piores. Essa é uma tendência geral", afirma  o médico brasileiro Carlos Dora, coordenador do departamento de Políticas Públicas, Meio Ambiente e Determinantes Sociais de Saúde da OMS.

EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA
O especialista Carlos Dora  aponta que a situação é melhor nos EUA do que na Europa devido à maior dependência dos europeus ao diesel e a políticas agrícolas que geram mais amônia e metano.
Ele também afirma não haver evidências de que máscaras como as usadas sobre o rosto em muitas partes da Ásia ajudem a reduzir a exposição a partículas finas.
Segundo Dora, apesar de aparecer em sexto lugar no ranking de maior número de mortes per capita relacionado à poluição atmosférica, o país está fazendo um uma "quantidade incrível de coisas" para lutar contra o problema, como carros não poluentes. Mas usinas térmicas movidas a carvão, a queima doméstica de carvão e madeira para produzir energia e o transporte continuam sendo grandes geradores de poluição no país, disse o especialista.
A poluição do ar afeta praticamente todos os países do mundo. "É uma emergência de saúde pública", afirma Maria Neira, chefe do departamento de saúde pública e meio ambiente da OMS, afirmando que é preciso agir rápido contra o problema. Ela apelou para que governos reduzam o número de veículos nas ruas, melhorem o manejo do lixo e promovam combustíveis limpos para cozinhar.

EMERGENTES DO GRUPO BRICS
China-Pequim
Dentre os emergentes do grupo Brics, o Brasil tem o desempenho menos negativo, com 14 mortes por ano ligadas à poluição do ar para cada 100 mil habitantes. China, Rússia, Índia e África do Sul têm respectivamente 70, 61, 68 e 39 mortes para cada 100 mil habitantes.
Segundo especialistas, uma matriz energética renovável, políticas de contenção de emissões e investimentos em transporte alternativo e público contribuíram para o desempenho positivo brasileiro.
A tendência, porém, é de piora nesse ranking, pois os dados base são de 2012, e, atualmente, os outros emergentes vêm dando mais atenção ao tema do que o Brasil.

BRASIL
"O Brasil não é dos piores, mas ainda poderia melhorar bastante. Frente a outros emergentes, o país estaria numa posição mais confortável por conta, principalmente, da sua matriz energética, que é renovável, proveniente de hidroelétricas. A China, por exemplo, ainda queima muito carvão, o que é altamente poluente", afirma Carlos Dora.
Professora do Departamento de Ciências Atmosféricas da USP, Maria Andrade explica que, além da questão energética, o Brasil implementou na virada dos anos 1980 para 1990 um programa nacional de controle de emissões de gases por veículos - o Proconve - que deu resultado. "Nas áreas urbanas houve, depois do Proconve, uma redução na poluição significativa, apesar do aumento da frota. O que se precisa agora é controlar a queima de biomassa, a queima de florestas", aponta.
Maria Andrade menciona ainda que controles nas indústrias e o desenvolvimento de tecnologias de combustíveis, para a redução das emissões de enxofre, também contribuíram à melhora nas últimas décadas.
Atualmente, as principais fontes de poluição do ar no Brasil são as queimadas no campo, as emissões de veículos nas áreas urbanas e as indústrias, elencou a professora da USP.

GRANDES METRÓPOLES EMERGENTES
Em um ranking de grandes metrópoles emergentes, São Paulo e Buenos Aires aparecem como as que têm a melhor qualidade de ar, segundo dados do período de 2011 a 2015 da OMS.
A maior cidade da América do Sul teve um desempenho melhor que, nessa ordem, cidade do México, Istambul, Xangai, Pequim, Mumbai, Calcutá, Dhaka, Cairo e Nova Déli. Lanterna dos emergentes, a capital da Índia chega a ter uma qualidade de ar cinco vezes pior do que a metrópole paulistana.
"Quando você compara com esses lugares, você vai perceber que aqui está muito melhor", avalia Maria Andrade. "Mas ainda temos problemas com partículas secundárias, como ozônio, e partículas mais finas." "São Paulo está num nível intermediário, o que é muito melhor que essas outras cidades do mundo em desenvolvimento", diz Carlos Dora. Fonte: Deutsche Welle e BBC Brasil - 27 setembro 2016

Comentário: Os principais gases na poluição do ar
Qualquer gás poderia qualificar como poluição se atingiu uma concentração alta e suficiente para fazer mal. Teoricamente, isso significa que há dezenas de diferentes gases poluentes. Na prática, porém cerca de dez substâncias diferentes causam maiores preocupação:

DIÓXIDO DE ENXOFRE: carvão, petróleo, e outros combustíveis são muitas vezes impuros e contém enxofre, bem como compostos orgânicos (à base de carbono). Quando o enxofre queima com o oxigênio do ar, é produzido dióxido de enxofre (SO2). Usinas termoelétricas movidas a carvão são a maior fonte mundial da poluição de dióxido de enxofre do ar, o que contribui para a poluição atmosférica, chuva ácida, e problemas de saúde que incluem doença pulmonar.

MONÓXIDO DE CARBONO: Este tipo de gás é altamente perigoso quando os combustíveis têm muito pouco oxigênio para queimar completamente. Ele é expelido  em escapamentos de veículos e também pode construir até níveis perigosos dentro de sua casa se você tiver uma caldeira à gás mal conservada, fogão ou aparelho de queima de combustível (lareira).

DIÓXIDO DE CARBONO: Este gás é fundamental para a vida cotidiana e, normalmente, não é considerado um poluente: todos nós produzimos quando expiramos e plantas e árvores precisam desse gás  para respirar e crescer. No entanto, o dióxido de carbono é um gás de efeito estufa liberados pelos motores e usinas de energia. Desde o início da Revolução Industrial, está havendo um acúmulo na atmosfera da Terra e contribuindo para o problema do aquecimento global e mudanças climáticas.

ÓXIDOS DE NITROGÊNIO (NOX): dióxido de nitrogênio (NO2) e óxido de nitrogênio  (NO) são poluentes produzidos como resultado indireto da combustão, quando o nitrogênio e o oxigênio do ar reagem juntos. A poluição de óxido de nitrogênio vem de motores de veículos e usinas de energia, e desempenha um papel importante na formação de chuva ácida, ozônio e poluição. Os óxidos de nitrogênio são também "gases de efeito estufa indireto” (que contribuem para o aquecimento global através da produção de ozônio, que é um gás de efeito estufa).

COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS (COVS): Estes produtos químicos (orgânicos) à base de carbono evaporam facilmente a temperaturas e pressões normais, para que eles prontamente se tornem  gases. É precisamente por isso eles são usados como solventes em muitos produtos químicos domésticos diferentes, tais como tintas, ceras, e vernizes. Infelizmente, eles também são uma forma de poluição do ar: acreditamos efeitos a longo prazo (crônica) sobre a saúde das pessoas e elas também desempenham um papel na formação de ozônio e poluição.

MATERIAL PARTICULADO: Estes são os depósitos de fuligem na poluição do ar que enegrecem edifícios e causam dificuldades de respiração. As partículas de tamanhos diferentes são frequentemente referidos pelas letras MP  seguido por um número, de modo que as partículas de fuligem MP10 significa que  menos de 10 mícrons (10 milionésimos de metro ou 10 mícrons  de diâmetro). Nas cidades, a maioria das partículas vem de fumaça do tráfego.

OZÔNIO: Também chamado tri-oxigênio, este é um tipo de gás de oxigênio cujas moléculas são feitas a partir de três átomos de oxigênio unidas entre si (por isso, tem a fórmula química O3), em vez de apenas os dois átomos de oxigênio convencional (O2). Na estratosfera, um grupo de ozônio ( "camada de ozônio") nos protege por triagem de radiação ultravioleta (de alta energia luz azul) irradiando  pelo sol. Ao nível do solo, é um poluente tóxico que pode prejudicar a saúde. Ele se forma quando a luz solar atinge um coquetel de outros tipos de poluição e é um ingrediente-chave do smog  (acúmulo de poluição).

CLOROFLUORCARBONOS (CFCS): Uma vez pensaram que era inofensivo, porém esses gases foram amplamente utilizados em refrigeradores e aerossóis até que se descobriu que eles  destruíam a camada de ozônio da Terra.  .

HIDROCARBONETOS NÃO QUEIMADOS: petróleo e outros combustíveis são feitos de compostos orgânicos à base de cadeias de átomos de carbono e hidrogênio. Quando eles se queimam corretamente, eles são completamente convertido em dióxido de carbono inofensivo e água; quando se queimam de forma incompleta, que pode liberar monóxido de carbono ou flutuar no ar em sua forma não queimada, contribuindo para a poluição atmosférica.

CHUMBO E METAIS PESADOS: Chumbo e outras substâncias tóxicas "metais pesados" podem ser espalhados  no ar como compostos tóxicos ou sob a forma de aerossóis (quando sólidos ou líquidos são dispersos através de gases e transportadas pelo ar ) tais como  fumos de escape e  cinzas em suspensão (resíduos de poeira contaminados ) das chaminés industriais ou incineradores. Fonte: Explain That Stuff

Marcadores:

posted by ACCA@5:00 PM

0 comments